Páginas

domingo, 6 de março de 2011

4

A MULHER NO PROJETO POLÍTICO DE PLATÃO

Platão foi um filósofo antigo (Séc. VIII a. C.), conhecido especialmente por sua obra “A República”. Nesta obra, Platão descreve os traços de um modelo de cidade ideal, onde todos os cidadãos, cumprindo seu papel também seriam felizes. Platão pensou quem seriam os governantes, os trabalhadores, os guardiões, etc., todos conforme as inclinações naturais. Platão também pensou as mulheres em seu Projeto Político.

Conforme ele, as mulheres não sofreriam qualquer tipo de discriminação. Elas realizariam trabalhos junto aos homens, inclusive prestariam serviço militar. Também acreditava que a presença das mulheres nos campos de batalha aumentaria a valentia dos soldados, pois eles não desejariam passar por covardes frente aos olhos femininos. Ela adquire os mesmos direitos dos homens, inclusive no exercício da ginástica.

Observa-se, porém, que naquela época, a educação da mulher era centrada e fechada ao lar. Platão admite a mulher na Acadêmica, mesmo que trajasse vestes curtas que, naquele tempo, era prática comum entre os homens.

Do ponto de vista da inserção social, as mulheres poderiam participar de qualquer uma das três classes fundamentais da sociedade por ele planejada, ou seja, a dos governantes, dos guerreiros e dos trabalhadores.

Diz também, que tal como acontece com os homens, e sem discriminar, há mulheres dotadas para filosofar, exercer trabalhos militares, desempenhar profissões econômicas, etc.

Mas a identidade social dos direitos da mulher, implica diretamente em identidade pela educação. E Platão, no entanto, procurou resolver.

Essas eram, na época de Platão algumas preocupações com a questão da mulher. Hoje, percebemos outras tantas. O mundo mudou, e junto com as mudanças vieram outros desafios. De certa forma, a mulher vem conquistando espaço na sociedade, basta por hora, criar um espaço novo, mais feminino, sem com o tempo precisar ocupar os postos criados ‘masculinos’.

No dia da mulher, refletir sobre os espaços políticos de sua inserção, é um desafio. Sabemos que hoje, mesmo que se busque uma inserção também há interesses econômicos camuflados nesse processo.

Mulheres, reflitam com Platão a necessidade de uma sociedade política melhor organizada, que permita a inserção da mulher não como uma obrigatoriedade, mas como uma necessidade, para que, juntos, homens e mulheres, possam construir um mundo novo!

((•)) Ouça este post

4 comentários:

  1. Olá, acho que ainda existe muita discriminação no posto de trabalho em relação ao trabalho das mulheres, há muito a se fazer para que haja igualdade entre homens e mulheres.
    PARABÉNS A TODAS AS MULHERES PELO SEU DIA......

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanessa! Em relação ao trabalho, ainda existem sim, resquícios de uma minoridade implantada por um sistema injusto, que prevê o homem sob o paradigma feminino. No entanto, é inegável muitas conquistas. FELIZ DIA DA MULHER.

    ResponderExcluir
  3. Professor Rudinei, gostei muito do seu post sobre o papel da mulher na visão de Platão, isto ajudou-me a entender o assunto e prosseguir o meu trabalho para depois apresenta-lo em sala de aula.
    Ass: Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila!
      Que bom!
      De fato, falar da mulher na antiguidade é algo reservado para pessoas de coragem. No mais, te sugiro a leitura da obra de Platão, "A República" - Um projeto utópico, político, etc.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário